Narrativa Pessoal De Uma Peregrinação Para Medina e Meca

Pilgrimage to Madinah and Mecca
Pilgrimage to Madinah and Mecca

No livro “Narrativa Pessoal De Uma Peregrinação Para Medina e Meca“, (Personal Narrative To A Pilgrimage to Al-Madinah And Meccah) Richard Francis Burton descreve como em 1853 fez o Hajj, a visita à cidade sagrada de Meca que todo muçulmano deve fazer no mínimo uma vez na vida. Essa cidade está fora do alcance dos infiéis.

Ele não foi o primeiro europeu a visitar Meca, mas talvez tenha sido o primeiro a fazer isso como muçulmano autêntico, pois alguns autores desconfiam que Burton, apesar de ter feito a visita disfarçado de dervixe afegão, teria se convertido de verdade, dado o seu interesse e respeito pelo islamismo que durou a vida inteira. Burton investigou e praticou o cristianismo, o hinduismo, o sikhismo e outras religiões a fundo, tendo até tentado ser batizado como mormóm. Se Burton se considerava realmente muçulmano, ninguém sabe.

O livro é uma boa leitura para quem gosta de história, geografia, etnografia, exploração e pessoas interessantes da era vitoriana, como esse inglês meio maluco. O livre está repleto de comentários e observações detalhadas e muitas vezes pedantes, como era o estilo do autor.

Artigos Semelhantes