Vários Erros no Vídeo “O Rei dos Viajantes”, do YouTuber Eduardo Bueno

O Rei dos Viajantes

O jornalista Eduardo Bueno fez um vídeo no YouTube sobre Richard Francis Burton, intitulado “O Rei dos Viajantes”. O vídeo contém vários erros:

  • Burton e Isabel se casaram em 1861 e não 1963, como afirmado no vídeo
  • Bueno insinua que Burton começou a aprender português na ilha de Fernando Pó, mas na época em que Burton morou lá a ilha era domínio espanhol já há vários anos. Se você checar no Google Maps, vai notar ainda a existência de endereços e lojas com nomes e propagandas em espanhol, não em português. É improvável que a população local falasse português em 1861. Burton provavelmente começou a aprender essa língua já na juventude quando teve contato com indianos de Goa que falavam português, na Índia Britânica.
  • Burton morreu aos 69 anos de idade e não aos 59 como Bueno falou mais de uma vez no vídeo.
  • Bueno afirma que Burton e Isabel quando chegaram em São Paulo foram morar na Serra da Cantareira. Na biografia escrita por Isabel (“Life…”), ela só menciona terem morado na Rua do Carmo, próximo a Praça da Sé e a apenas alguns quarteirões da residência da Marquesa de Santos (com quem ela afirmou ter tido contato social). Tampouco essa suposta residência na Serra da Cantareira é mencionada em “The Life of Captain Sir Richard Francis Burton”, de autoria da própria Isabel, nem em “The Life of Sir Richard Burton”, de Thomas Wright (1906) e “A Rage to Live”, de Mary S. Lovell. É possível que tenham morado na Serra da Cantareira (afinal, por que Bueno iria “inventar” esse fato?), mas ainda não consegui encontrar nenhuma referência.
  • Bueno anuncia no vídeo como novidade exclusiva contada por telefone pelo biógrafo Edward Rice do fato do Richard Burton ter escrito “The Lowlands of Brazil” e a grande “descoberta” feita pelo próprio Bueno do manuscrito (parcial) desse livro, que foi publicado na “Revista Commercial de Santos“. Mas essas informações já constavam no livro escrito por Rice, que no Brasil foi publicado pela primeira vez em 1991.
  • A edição de 20 de janeiro de 1866 da Revista Commercial de Santos contém um pequeno artigo escrito por Richard Burton entitulado “Anotações de Viagem” (a imagem abaixo mostra somente dois primeiros parágrafos), onde ele descreve uma jornada que passa por Cananéia, Iporanga e Ribeira do Iguape. Que são exatamente os locais mencionados pelo Eduardo Bueno que constam do itinerário do “manuscrito parcial de The Lowlands of Brazil” que ele disse ter descoberto. É plenamente possível que o manuscrito nas mãos do Eduardo Bueno seja um outro artigo, mais completo e realmente trecho do livro inacabado do Burton, já que a data de publicação seria Abril de 1867 (conforme legenda do vídeo) ou Abril de 1877 (conforme narrado pelo Eduardo Bueno).
Trecho de “The Lowlands of Brazil” ?


Artigos Semelhantes